domingo, 5 de outubro de 2014

Orixás

Existem várias definições a respeito dos orixás. A maioria coincide em alguns pontos básicos, o que nos permite afirmar, de maneira resumida, que orixás são divindades ( ori, cabeça, e xá, força ) intermediários entre o Deus Supremo ( Olorum ) e o mundo terrestre, que são encarregadas de administrar a criação e se comunicam com os homens através de rituais complexos.

Os orixás interferem na vida e no destino dos seres humanos om uma certa simplicidade. É comum ouvir em terreiros ou no dia-a-dia do baiano frases como esta: "Eu sou deste jeito porque sou filha de Iansã; se minha mãe é arretada, eu também sou."

O símbolo dos orixás apresenta duas formas côncavas sobrepostas, lembrando duas conchas, que representam a origem do planeta. Em algumas versões, as conchas aparecem lacradas pelo Ouroboros ( a serpente que morde a própria cauda, símbolo da reabsorção cíclica e da transmutação perpétua ). Os materiais usados na confecção desse símbolo eram a pedra macia, por vezes também o granito e o quartzo. O marfim era o mais utilizado, esculpido com grande delicadeza; caso houvesse dificuldade em encontrá-lo, trabalhavam com a madeira.

               Orixás - Monica Buonfiglio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...