sábado, 24 de janeiro de 2015

Uma crítica ao Ocultismo

Gostaria de neste texto delinear um pouco as minhas ideias; tornar elas mais claras ao leigo. Para isto quero dizer que não sou militante de ocultismo; desta forma, não me classifico como um deles. Assim como não me classifico como um cético ateu tanto quanto um religioso.

Nisto, gostaria de falar que o mau que o ocultismo partilha é o associado com a religião. Ambos tendem a superstição, e valorizar conceitos a custo da vida humana, e não o contrário. Já aquilo motivo de rixas entre ocultismo e ciência é a pseudociência. Mas aí já acho que é um erro de interpretação das partes, pois o ocultismo nunca interferiu na ciência a ponto de desmerecer a eficiência prática e comum ao homem que a ciência apresenta. Deve haver a conscientização de que o ocultismo trata de explicar aquilo que está além do convencional, e a ciência o convencional e palpável. Já a religião estaria muito acima do ocultismo, tratando de um universo inacessível e inalcançável ao homem. Portanto é óbvio que ciência não se encaixa com a religião, é impossível haver uma coisa dessas.

A ciência possui seus métodos investigativos, suas especificações, que são o ordinário e real. Já a religião é aquilo que está fora do alcance, o imaginário. Nisto o ocultismo é um pouco dos dois. É o porão dos cientistas loucos que busca criar o "Frankenstein", indo além da ciência e da religião; um ato de loucura ou genialidade... Também pode ser o Religioso que busca uma comprovação científica de seus dogmas.

O conhecimento mais seguro que temos no momento é certamente a ciência; porque por possuirmos as ferramentas necessárias para analisar os demais conhecimentos que foram acumulados e desenvolvidos através dos tempos (e nisto a religião e ocultismo) podemos analisar de forma mais esclarecida, medindo e quantificando os ensinos do tempo, enquadrando nas suas devidas competências.

Até agora no texto, a ciência se encaixou muito bem, tirando a parte lógica de que ela também pode se valer do ser humano para o seu progresso indevido, sua continuação de forma usurpadora, como uma religião controladora. Assim como sitei referente ao ocultismo e a religião. A terrível possibilidade do conhecimento ser usado contra o homem ao invés de ser usado a favor.

Essa bagunça de confundir religião com ocultismo, ocultismo com ciência, seja o que for; só vai contribuir mais ainda para o atraso do desenvolvimento humano. Pois as pessoas acabam se digladiando por motivos fúteis. Muitas dessas distorções, são apenas jogos feitos pelo poder por motivos puramente políticos; plantam o descontentamento, ódio e mentiras para manipulação de massa. E o povo desestruturado e mórbido acaba mordendo a isca e comprando um passaporte para um destino no qual não pretendia ir.

4 comentários:

  1. Interessante sua visão no texto.
    O Ocultismo tende a lidar em áreas mais vastas do que aquilo que é dito espiritual apenas, como práticas e ritos ligados a questões mentais,perceptíveis e algumas vezes físicos. Nesta parte, cruza-se com diversas áreas, inclusive científicas.
    A religião em si não é libertadora, mas aprisionadora por sua própria natureza, ditando seus dogmas e verdades incontestáveis. Até mesmo, em grande maioria, causam e incentivam a ignorância: pois a única verdade é sua - o resto do mundo está errado.

    A ciência também é dividida em si mesma, pois muitas teorias que não eram aceitas, o foram décadas depois.
    Assim era com a ideia cientifica sobre o "Éter", que após uns anos fora derrubada pela mesma. Na época, houve ocultistas/místicos que recusaram essa ideia, dizendo que a mesma não era verdade.

    No mais, apenas divagando sobre sua postagem.
    Faça-me uma visita.
    abs
    Sorath111
    www.anonadirecao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico honrado com a visita e pelo comentário. Já conheço a sua página e ela é muito bem escrita pois desenvolve bem os assuntos. Aqui já sou meio limitado pelo meu jeito rústico de escrever, talvez por causa de mercúrio em escorpião hehe. Um abraço, irei dar a contribuição que puder para fortalecer a egrégora.

      Excluir
  2. Muito obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Encontrei este texto, feito dentro das regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas, muito interessante que aborda justamente muitos pontos críticos sobre o asatru e o odinismo, e ataca as tradições que são inimigas destes nobres caminhos, assim como ataca todos os inimigos dos praticantes de sérios de magia.

    Espero que venha a ser útil:

    http://www.academia.edu/14956819/Regras_da_Magia_O_Livro_da_Ordem_e_da_Verdade

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...